HERO IMAGE

HERO IMAGE

Leituras de Maio



Desde o detox de redes sociais que fiz no início do mês, a minha carga de leitura aumentou consideravelmente. Logo, acho válido compartilhar o que li. A minha meta de leitura são 4 livros por mês, mas, antes que você pense que eu sou uma devoradora de livros, na verdade a técnica é saber organizar. Eu uso uma planilha para fazer isso e vou disponibilizar uma versão similar a ela depois. Por enquanto, detenhamo-nos apenas às leituras do mês de maio.




Foi o primeiro livro que eu li, em cerca de duas horas e meia. É um livreto, na verdade, de tão pequeno, é um livro cristão e foi uma leitura realmente bem leve, mas que me questionou vários hábitos. 

A linguagem é bem simples e objetiva e eu parece que eu sinto a pressa no ritmo de escrita do autor, que é, de fato, um homem super ocupado. Caiu como uma luva no momento do detox.



A Antígona é uma tragédia grega que possui outras versões, mas a mais famosa é a do Sófocles. Eu li porque faço parte de um grupo de filosofia e por lá decidimos que nossas leituras seriam de filosofia e também de literatura. Como estamos na Grécia Antiga, julgamos necessário ler algo do período para, inclusive, contextualizar muitos dos escritos, pensamentos e críticas dos filósofos daquela época. 


É um livro importante para quem estuda direito, por causa da questão do direito natural e do direito positivo, e também para quem gosta de estudar filosofia e literatura. 


Ainda como parte da leitura do grupo de filosofia. Antes de ler a Antígona, lemos Apologia de Sócrates, que é um dos diálogos em que se retrata a morte de Sócrates. Ao todo, se não me engano, são 4 diálogos de Platão sobre o acontecimento. 

Não iniciei a leitura em maio, mas em março. No entanto, incluirei como leitura de maio porque li mais de 50% dele em maio. Além disso, é um obra muito grande e eu gosto de ler bem devagar mesmo, para digerir direitinho. 

Sem sombra de dúvidas, foi a leitura mais importante que fiz nos últimos dois anos. Ainda estou processando tudo relacionado a este livre e, inclusive, já pedi minha versão física, pois tinha lido no Kindle. Também estou escrevendo uma resenha sobre ele, lá no meu Medium.


Ano passado eu ganhei a coleção completa da Folha de grandes mestres da pintura mundial. Coloquei como meta, este ano, ler pelo menos um livro por mês. São bem pequenos e, claro, cheio de pinturas com as devidas explicações. Tem sido muito legal mergulhar nesse mundo da pintura de forma leve, pois sou ainda bastante leiga no assunto e esse estudo-leitura tem me deixado muito feliz.


Para finalizar, quero deixar registrado que comecei outras leituras, mas, como fiquei doente — tive dengue e fiquei quase duas semanas bem mal —, acabei ficando alguns dias sem ler nada. Felizmente, consegui bater a meta de ler pelo menos 4 livros no mês, aliás, foram 5! Fico realmente feliz desse feito.

O que você tem lido? Me conta nos comentários ou escreve pra mim no e-mail talitnrs@gmail.com

Cordialmente,
T.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© talitaneres • Theme by Maira G.